quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

A Sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento



Em um primeiro momento percebe-se a vigência de um momento paradoxal na nossa sociedade do ponto de vista da aprendizagem e isso deve-se pelo fato de existir cada vez mais a dificuldade de aprender aquilo que a sociedade exige das pessoas; o que geralmente interpreta-se em termos educacionais como um crescente fracasso escolar e concomitatemente ao crescimento deste fracasso escolar afirma-se que o tempo dedicado a aprender tende a se prolongar e/ou se estende cada vez mais na história pessoal e social, levando-se inclusive a muitos espaços de ócio sendo dedicados a organizar sistemas de aprendizagem informal.
O texto trata de forma breve em caracterizar o que denomina-se de “nova cultura de aprendizagem” o que inclue as novas formas de ler, uso das tecnologias da informação criando-se assim novas formas de distribuir conhecimento, que já começa a se vislumbrar. Enfatiza-se ainda que a escola não pode ignorar esta nova cultura da aprendizagem.
E finalmente é alertado e explicitado acerca das consequências dessa intensa multiplicicação da informação, que provocam mudanças culturais profundas, além do experimento de crescentes incertezas tanto intelectuais como pessoais. Com isso rompe-se ideias tde absolutismos, de verdades estabelecidas e indiscutíveis , passando-se a perceber e conviver numa perspectiva de relatividade, de diversidades e de existência de múltiplas interpretações de toda informação, para construir, a aprtir delas o próprio juízo ou ponto de vista, ous seja, vive-se literalmente um momento de (Re) interpretação e (re) construção.

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